18 de novembro de 2017

Senta que lá vem resenha: Liga da Justiça

Um comentário :
 Liga da Justiça é um filme do gênero ação/super-herói dirigido por Zack Snyder e com roteiro de Chris Terrio e Joss Whedon. Em seu elenco temos Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Mulher-Maravilha/Diana Prince), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ezra Miller (Flash/Barry Allen), Jason Momoa (Aquaman/Arthur Curry), Ray Fisher (Ciborgue/Victor Stone), Ciarán Hinds (Steppewnolf), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Amy Adams (Lois Lane), Diane Lane (Martha Kent) e J.K. Simmons (Comissário Gordon).



 Logo no início nota-se que o clima pesado e dramático de Batman v Superman é trocado por um tom leve e divertido, tanto que este filme parece um episódio de duas horas do clássico desenho da Liga que passava na TV. A alma da história são os integrantes da Liga, todos são carismáticos e tem um papel de destaque na trama, que é consistente em qualidade.

 Batman é esperto e o líder. Mulher-Maravilha é o ponto moral do grupo. Aquaman demonstra um grande senso de dever na hora certa. Flash proporciona a maioria dos momentos de alívio cômico enquanto Ciborgue, antes isolado, encontra um lugar que se sente bem como é.

 Os atores dominaram bem seus respectivos papéis. Affleck continua ótimo como Batman, assim como Gadot que sempre transmite a bondade e firmeza de Diana. Miller cativa sendo engraçado e hiperativo, Momoa é um Aquaman estiloso que impõe respeito e Fisher apresenta com qualidade um Ciborgue que sofre para aceitar seu estado atual.


 Todos os membros do grupo tem suas qualidades, mas também defeitos e receios, que os tornam humanos. Conforme a história avança, eles criam laços e evoluem como heróis para, no fim, se tornar a Liga da Justiça. É interessante notar em como eles tem um ótimo entrosamento, como por exemplo a hora em que Flash empurra a espada de volta para Diana, Ciborgue pegando Aquaman no ar e Superman e Flash salvando as pessoas no ato final.

 A história é simples. Steppenwolf retorna à Terra e quer unir as Caixas Maternas para dominar o mundo. Em um filme que é centrado na evolução de seus personagens, esta foi uma saída que precisaram tomar, porque a história foca no crescimento dos heróis ao custo de dar profundidade para o vilão. Mas a trama poderia ter usado uns minutos a mais para fazer os personagens e o espectador retomarem o fôlego.

 Steppenwolf não é o ponto forte do filme. Ele é um personagem extremamente básico, feito apenas para guiar a trama e proporcionar cenas de ação. O monstro pode não ser um exemplo de vilão complexo, mas suas cenas, principalmente as de luta (detalhe para a sequência em Themiscyra), são ótimas de ver.


 A ressurreição do Superman ocorre graças a uma ideia do Batman e todo o seu desfecho acaba sendo um dos melhores momentos de JL. Só de poder ver o homem de aço dominando três membros da Liga de uma vez e lutando na velocidade da luz com o Flash já foi um presente e tanto para o espectador.

 Logo após ele se recuperar e colocar a cabeça no lugar, finalmente os fãs puderam ver o Superman que todos esperavam. Snyder cumpre sua "trilogia", mostrando a origem do herói, seu momento mais desesperador e sua ascensão. O herói está em paz, ri e esbanja carisma.

 Infelizmente, é possível notar o uso questionável de CGI (no começo com o Superman falando) para esconder o bigode de Cavill. No final do filme, faltou mostrar ao espectador o impacto que a volta do Superman teve na sociedade como também o da Liga se unindo e salvando várias pessoas, um peso nos acontecimentos era necessário.

 Tirando os temas principais da Trindade, a trilha sonora de Danny Elfman não mostrou inspiração. A ausência das grandes músicas feitas por Zimmer foi sentida, pois optaram por algo mais genérico, diferente de Man of Steel e BvS.


 Concluindo, Liga da Justiça é um filme que tem coração. Após um capítulo obscuro, proporciona esperança e direciona o DCEU para um futuro brilhante, colocando os heróis exatamente onde devem estar e abrindo espaço para eles crescerem ainda mais. Nota 7/10.

Um comentário :

  1. Bem, a verdade pode ser muito melhor! Antes de qualquer coisa, é bom afirmar que “Liga da Justiça” é uma boa diversão. Os filmes de Ben Affleck realmente são sempre promissores, e a Liga da Justiça não foi uma exceção. Em suma, Liga da Justiça é um filme bem divertido. Ele é um autentico filme de super-herói. Toda a essência dos heróis, está lá e muito bem representada pelos personagens. Mesmo que não tenha sido perfeito, Liga da Justiça apresenta algo promissor que pode render bons frutos em um futuro próximo, ainda mais pelo o que foi apresentado nas duas cenas pós créditos. Mas que ficou aquela sensação de que o filme poderia ter se arriscado um pouco mais, ter tido um pouquinho mais de ambição, isso ficou. Que venham novas aventuras da Liga da Justiça.

    ResponderExcluir