8 de fevereiro de 2017

Senta que lá vem resenha: Moonlight

Nenhum comentário :
 Continuando meu especial de resenhas do Oscar, eis um do filmes mais delicados entre todos que assisti, por enquanto.


 Moonlight (2016) é um filme de drama escrito e dirigido por Barry Jekins, baseado na peça Moonlight Black Boys Look Blue de Tarell Alvin McCraney. O filme conta a historia de Chiron que passa por uma jornada de autoconhecimento e evolução em diferentes etapas da sua vida, enquanto ele tenta escapar do caminho criminoso em Miami.

 Em seu elenco estrelam Alex Hibbert/Ashton Sanders/Trevante Rhodes (Chiron), Jaden Piner/Jharrel Jerome/André Holland (Kevin), Janelle Monáe (Teresa), Naomie Harris (Paula) e Mahershala Ali (Juan).

 Este filme é de uma delicadeza gigantesca. A historia explora a evolução e a personalidade de Chiron de um jeito profundo, o que faz o espectador conectar-se de uma forma incrivelmente natural com o protagonista.


 É possível ver que todas as pessoas que ele se relaciona alteram sua vida e conforme ele vai crescendo, a dificuldade que ele tem de tentar ser o que ele realmente é e a pressão da sociedade em fazer ele não ser o seu eu verdadeiro acabam vindo como um pontapé. Quando ele explode, toda a vida dele se altera a ponto de definir todo o seu futuro.

 O filme aborda o tema da homossexualidade com muito cuidado, mostrando o preconceito que existe na sociedade, na pressão que as pessoas causam ao usar o termo "faggot" para ofender outras e na dificuldade que Chiron tem ao entender, finalmente, o que ele sente e em como expressar isto completamente.

 Enquanto a historia explora muito bem o desenvolvimento do personagem, infelizmente o terceiro ato torna-se um pouco arrastado pois falta um impacto maior na conclusão. O fato de Chiron ter carregado o que aconteceu entre ele e Kevin quando menores, apesar de ter sido significante para a evolução dele, não foi o suficiente para levar a conclusão final do filme por si só.


 Mas além disso, é possível notar que o Chiron adulto não era ele de VERDADE. O personagem caiu na pressão da sociedade e tentou se tornar alguém que ele não é somente pra tentar se encaixar num mundo que dita que ele deve ser esse "homem macho alfa" e apena isso. Ele renegou tudo o que era de verdade para tentar conseguir algum tipo de aceitação.

 Infelizmente, algo que incomodou muito também foi a decisão de simplesmente "matar" o personagem Juan. O grande problema não foi esse, mas sim o fato de nem explicarem direito o que aconteceu ou porque aconteceu. Quem está assistindo simplesmente deve entender que ele se foi e um personagem com um potencial enorme desapareceu de uma hora para outra.

 Como o pai de Chiron desapareceu, Juan parecia estar se tornando uma figura paterna grandiosa para o protagonista, mas infelizmente decidiram tirá-lo da historia e a partir daí, o filme perdeu um pouco de seu brilho.


 Moonlight é ótimo, trata os personagens e suas historias com muito respeito. Mas faltou algo mais para que o final realmente segurasse toda a grande jornada de Chiron. Nota 8/10.

Nenhum comentário :

Postar um comentário